Arnaldo V. Carvalho*

gravidez-e-a-naturopatia-laço-materno

Já tem algum tempo que a indústria editorial andou lançando livros sobre “gravidez natural” ou cuidados naturais na gravidez. Não foram muitos. Os livros oferecem um variado repertório de “truques e soluções” para sintomas comuns como prisão de ventre, dor nas costas, inchaço, etc. Tais soluções contém problemas tanto do ponto de vista teórico quanto prático. O principal deles é encontrarem-se deslocados das razões que fazem aparecer tais sintomas. São métodos e indicações soltas, dissociadas umas das outras. Não levam em contexto da pessoa, sua fisiologia, seu estilo de vida, suas variáveis relacionais, emocionais, etc.

 

Além disso, por serem informações originárias de manuais traduzidos, costumam indicar o uso de muitos alimentos, plantas, óleos, etc., de difícil acesso, fora da realidade cotidiana do brasileiro, ou com custos muito altos – em detrimento do que temos imediatamente a disposição e com muita eficiência e preço acessível.

 

Infelizmente, não é diferente o que encontramos em milhares de artigos disponíveis na Internet, e isso sustenta uma imagem de superficialidade acerca de tratamentos naturais. Para a Naturopatia(1), essa maneira de lidar com os recursos da natureza são incompatíveis com a necessidade urgente de se proteger/resgatar as capacidades naturais da gestação. Remédios são última medida; Proteger a natureza feminina será, quase sempre, a melhor opção.

 

Para isso, essa terapia considera os desafios atuais que a mulher enfrentará nesse momento são fundamentais, como compatibilizar trabalho com gravidez, e viver numa sociedade que pouco respeita o ritmo natural das pessoas, sobretudo o feminino. E responde, procurando resgatar as reações naturais e harmônicas da mulher. A primeira delas é um profundo estado de atenção tranquila. Atenção ao que se passa com o corpo e emoções, no tempo presente, transforma-se em momento de encontro da mulher consigo mesma e com seu bebê.

 

A naturopatia utiliza-se sim de fontes naturais: óleos essenciais, ervas, alimentos, minerais, e também de meditação, respiração, massagens e outros. Mas sempre indo ao encontro da autorregulação dessa nova mãe – premissa vital para o trabalho de parto e que impactará no resto de sua vida, no papel de mãe e em todos os demais.

Em nosso encontro no curso de Campo Grande, vamos aprender a avaliar como anda a natureza da gestante atendida, como ela está reagindo ao ambiente e às pessoas, e como usar fontes de cura naturais disponíveis no Brasil para os tratamentos que se fizerem necessários.

 

Vejo vocês por lá!

Abraços,

Arnaldo

 

***
*Arnaldo V. Carvalho é um psicoterapeuta corporal e naturopata, militante do cenário do nascimento e da saúde primal (da concepção ao primeiro ano de vida do bebê), e estará vindo do Rio de Janeiro para ensinar técnicas terapêuticas para profissionais da área, no Laço Materno. Confira (adicionar link para o evento)

Notas:

(1) Naturopatia é um termo antigo, que se refere a tratamento de doenças (pathos) por meio dos recursos da natureza. Com o tempo, novos entendimentos compreenderam que a natureza humana e a natureza em si interagem e é preciso tratar das pessoas e tais interações; passou-se a adotar o termo Naturologia Aplicada, ou seja, o estudo da natureza aplicada a saúde humana.

 

_________________________________________

 

Existem muitos textos sobre o tema na Internet, mas a maioria é direcionado a quem pratica ou estuda terapias orientais. Tentaremos aqui escrever de forma “macia”, para qualquer interessado. (Arnaldo)

 

O professor e terapeuta carioca Arnaldo V. Carvalho, militante do cenário que envolve o nascimento, virá ao Laço Materno nos dias 14 e 15 de abril de 2018 ensinar técnicas especiais de cuidado com a mãe-bebê durante todas as suas fases, inclusive no trabalho de parto e pós-parto.

O Laço Materno estará publicando, em primeira mão, uma série de artigos inéditos, Ensaios do Nascimento. Eles abordarão tópicos importantes sobre o tema, ajudarão os profissionais de saúde da área e as mães grávidas a estarem um passo à frente em seus cuidados e empoderamentos e poderão ser aprofundados na vinda do professor.

Acompanhe aqui todos os textos da série “Ensaios do Nascimento” do professor Arnaldo V. Carvalho.

Ensaios do Nascimento – Textos inéditos sobre o gestação, parto e pós parto: Arnaldo V. Carvalho escreve para o público do Laço Materno

Ensaios do Nascimento 1 – Contatos Imediatos: os contatos que o bebê no útero tem com o mundo exterior e seus impactos na vida

Ensaios do Nascimento 2 – Lugar de homem no parto é onde?

Ensaios do Nascimento 3 – As intervenções terapêuticas na gravidez e seus impactos no empoderamento da mulher

Ensaios do Nascimento 4 – Sexo e gravidez: o “detalhe Z”

Ensaios do Nascimento 5 – Gravidez, enjoos e a saúde placentária

Ensaios do Nascimento 6- O trabalho de parto e o manejo natural das circunstâncias

Ensaios do Nascimento 7 – Preparação para um pós-parto sem sustos

Ensaios do Nascimento 8 – Gravidez e Naturopatia

Ensaios do Nascimento 9 – O pensamento terapêutico oriental e a gravidez

Ensaios do Nascimento 10 – Ervas, aromas e alimentação na gravidez

Ensaios do Nascimento 11 – A gravidez da transcendência pessoal

Arnaldo V. Carvalho Therapies for a New Conscience www.arnaldovcarvalho.com +55 21 99246-5999