Por Arnaldo V. Carvalho

Que mundo de delícias pode ser a gravidez! Tudo se intensifica, e o desfrute sensorial pode ser uma chave importante para que a gestação e o parto sejam verdadeiramente incríveis.

 

Como terapeuta, me perguntam sempre: o que faz bem? O que faz mal? Gente, gravidez não é doença! No curso conversamos sobre desequilíbrios que podem aparecer. Aqui, vou escrever sobre coisa boa. Sobre o que promove saúde. Gravidez é a antítese da doença. Comida de grávida não combina com “comida de doente”. Nem combina com comida que adoece! Comida de grávida merece a delicadeza de temperos frescos, alguma criatividade, e pode – sem contraindicações – fazer uso de tudo o que lembra o novo e frutifica!

 

É hora da gestante se alimentar com prazer, adicionar alecrim, sálvia, frutas, e é hora de lembrar da suavidade. Quem já viveu sabe: Aquele barrigão imenso do último trimestre adora uma banheira, uma piscina, uma imersão! A dica vale para a água que vai “dentro”: Água e leveza são fundamentais! Então, a dica é um filtro EXCELENTE, que remova cloro e outras químicas, que retenha tudo o que é pesado e faça sua água estar em PH levemente alcalino. Com ela dá para fazer e passar o dia com água aromática, fresquinha, com gotas de limão siciliano, com hortelã, capim limão, com tudo o que se tem direito! Em dias quentes, chá gelado de hibisco, em dias frios, erva doce e casca de laranja…

 

Para intestinos, que vão ficando tão apertadinhos, alimentação probiótica, sim senhora! Kefir é o carro-chefe. Mas vale suplementos de lactobacilos, vale coalhada e iogurte natural para quem toma leite… Probióticos adoram frutose, pode-se comer uma maçã ou outras frutas junto ou após a ingestão. Além de reduzir gases e facilitar a movimentação do intestino, os lactobacilos fazem o corpo aproveitar melhor os nutrientes, e isso é ótimo pois dá para comer menos, dá para ficar mais saciada com menos!

 

Para a mente, o equilíbrio hormonal, as condições musculares e a lida com o sistema de dor e inflamação, ômega 3. No plano oposto, gordura trans provoca desequilíbrio, em proporção inversa!

 

Em alimentação, não há contraindicações claras, pois tudo depende do organismo. Quem sempre consumiu canela, não sentirá problemas em seguir com ela; E assim é com gengibre, com tomilho… Quem nunca consome, melhor não arriscar. Todo alimento “quente”, ativador, fico em fenóis, pode acordar contrações… Mas para isso tem que ser grande quantidade, em um organismo despreparado. Na medida certa, no entanto, esses mesmos alimentos são super saudáveis, limpam o organismo e animam.

 

A lógica é a mesma em relação à óleos essenciais(1) e outros aromas. Na gestação, o pouco é muito. Lembre-se, estamos lidando com uma loba, o faro anda aguçadíssimo – porque na natureza primitiva, é pelo olfato que se detecta o perigo, e a mãe está se protegendo e ao seu bebê, desde sempre. O nariz da gestante sabe, inclusive, a diferença entre aromas naturais e materiais sintéticos, que não fazem bem.

 

Se fazem, contudo, se estão na medida certa, os aromas são um portal de alegria, segurança e transcendência. Gestantes adoram aromas relacionadas a isso. Olíbano, Gerânio e Tangerina estão entre os mais funcionais. Duas gotas em um difusor e maravilhas se abrirão!(2)

 

Sinto que alguns insistiram no “outro lado” (o negativo), que é mais frequente do que gostaríamos, vamos admitir: algumas vezes a tudo parece desagradar, mesmo o que antes seria fantástico. Algumas pistas:

 

1) Pode ser culpa da olfação, que por sua vez será influenciada pela disposição orgânica em geral.

2) Podem haver registros emocionais, formados inclusive na vida uterina da mãe, que colaboram com sentidos de negação ao momento.

3) O ambiente pode não estar bom, e/ou ajustado à gravidez.

 

Pode ser tudo isso e mais um tanto de coisas. Mas para tudo tem solução. E um profissional de qualidade saberá dar as coordenadas certas, para que se resolvam os fatores de desequilíbrio, e o prazer esteja de novo no ar e na mesa.

 

Um abraço, e até daqui há pouco no Laço Materno!

Arnaldo

 

Notas:

(1) Óleo essencial muitas vezes é confundido com “essência”. Na verdade, é algo que plantas aromáticas fabricam e é extraído pelo ser humano. Para valer como terapeutico, as condições de extração são muito específicas; Assim, é melhor consultar profissionais aptos a orientar seu uso.

 

O professor e terapeuta carioca Arnaldo V. Carvalho, militante do cenário que envolve o nascimento, virá ao Laço Materno nos dias 14 e 15 de abril de 2018 ensinar técnicas especiais de cuidado com a mãe-bebê durante todas as suas fases, inclusive no trabalho de parto e pós-parto.

O Laço Materno estará publicando, em primeira mão, uma série de artigos inéditos, Ensaios do Nascimento. Eles abordarão tópicos importantes sobre o tema, ajudarão os profissionais de saúde da área e as mães grávidas a estarem um passo à frente em seus cuidados e empoderamentos e poderão ser aprofundados na vinda do professor.

Acompanhe aqui todos os textos da série “Ensaios do Nascimento” do professor Arnaldo V. Carvalho.

Ensaios do Nascimento – Textos inéditos sobre o gestação, parto e pós parto: Arnaldo V. Carvalho escreve para o público do Laço Materno

Ensaios do Nascimento 1 – Contatos Imediatos: os contatos que o bebê no útero tem com o mundo exterior e seus impactos na vida

Ensaios do Nascimento 2 – Lugar de homem no parto é onde?

Ensaios do Nascimento 3 – As intervenções terapêuticas na gravidez e seus impactos no empoderamento da mulher

Ensaios do Nascimento 4 – Sexo e gravidez: o “detalhe Z”

Ensaios do Nascimento 5 – Gravidez, enjoos e a saúde placentária

Ensaios do Nascimento 6- O trabalho de parto e o manejo natural das circunstâncias

Ensaios do Nascimento 7 – Preparação para um pós-parto sem sustos

Ensaios do Nascimento 8 – Gravidez e Naturopatia

Ensaios do Nascimento 9 – O pensamento terapêutico oriental e a gravidez

Ensaios do Nascimento 10 – Ervas, aromas e alimentação na gravidez

Ensaios do Nascimento 11 – A gravidez da transcendência pessoal

Arnaldo V. Carvalho Therapies for a New Conscience www.arnaldovcarvalho.com +55 21 99246-5999